quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Artigo : Bayonetta 2 : A bruxa nunca esteve tão solta


" A bruxa está solta..." um ditado nunca representou tão bem a situação da indústra , e a verdade é que nem mesmo o mais otimista dos Nintendistas , poderia prever o anúncio de Bayonetta 2 sendo exclusivo do Wii U. O jogo que tinha sido dado como morto , ressurgiu causando muita polêmica e comemoração.Discussões estão sendo levantadas por toda a mídia gamer , deixando o jogador meio atordoado no meio de tanta reclamação , por isso venho aqui colocar de forma clara o que está acontecendo.


- Por dentro da franquia

Bayonetta é um game de ação ( hack n' slash ) lançado em 2009 para Xbox 360 e PS3 , resultado da parceria entre Sega e Platinum . O titulo conta com a direção de Hideki Kamiya , que já participou no desenvolvimento de franquias de sucesso como : Devil May Cry , Okami e Viewtiful Joe.

A nova IP foi muito bem recebido pela critica , chegando a receber nota máxima da renomada revista japonesa Famitsu. A recepção do público em geral , também foi bastante animadora , criando uma  fiel base de fãs para a franquia; Inúmeros elogios foram atribuídos ao game , por contar com combates de fácil aprendizado , batalhas memoraveis contra chefes e combos intensos.
A sequência parecia mais do que certa , no entanto surgiram rumores de que Bayonetta 2 teria sido cancelado por falta de apoio da Sega , os fãs esperavam ansiosos por algum comunicado da Platinum e ele veio , mas não da forma que eles esperavam...

- O conturbado anúncio e sua repercussão

Bayonetta 2 foi anunciado no " Wii U Preview " evento realizado no dia 13 de setembro com o objetivo de demonstrar alguns detalhes básicos do Wii U , como seu preço , variações do console ( Basic e Deluxe ) e a esperada data de lançamento. Mas nem mesmo o anúncio de novos títulos e funcionalidades como a TVI , conseguiram ofuscar o brilho da bruxa;

Horas depois do evento , a página da Platinum no Facebook já estava lotada de reclamações e descontentamento por parte dos fãs . O ódio pela Nintendo também era visível não só em comentários mas também em sátiras distribuídas pela internet.
A desenvolvedora se pronunciou , afirmando que a intenção não é alinear os fãs , mas sim dar novas possibilidades para o crescimento da franquia. Ainda segundo a empresa , a parceria com a Nintendo é capaz de fortalecer a marca Bayonetta , criando novas possibilidades para futuros titulos da série

- Voando no Wii U

O fúturo de Bayonetta 2 no Wii U ainda é incerto , o lançamento da promissora sequência promete ser bastante pertubado , principalmente no que se diz em relação a aprovação dos fãs; Mas não podemos negar que as funcionalidades do Gamepad tem muito a oferecer ao titulo.
 Uma das maiores reclamações em relação ao Wii , era a falta de jogos " hardcore" e por isso mesmo a Nintendo se preocupou em ofereçer uma biblioteca que agradasse gregos e troianos , trazendo títulos como ZombiU , Batman Arkham City e Bayonetta 2.
Também não se pode negar que a Nintendo buscou apoiar o desenvolvimento do game , se não fosse a gigante de Kyouto , talvez jamais o game visse a luz do dia.
A relação entre Nintendo e Platinum parece ser muito boa atualmente , a chegada de Bayonetta 2 e Working 101 como exclusivos do Wii U provam isso. No próximo artigo , vou tentar demonstrar como a franquia da famosa bruxa pode se beneficiar das funcionalidades exclusivas do novo console da Nintendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário